O Direito do Olhar

Ano:
2005 - 2009
O que foi:
Arte e comunicação
Apoio
Programa Petrobrás Cultural, Apoio: Associação Novolhar, Bolsa de Arte do Rio de Janeiro, Nova União de Arte e Projeto Aprendiz, Fundação Conrado Wessel, Projeto Portinari, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Ministério de Estado da Justiça (através do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária), Governo do Estado de São Paulo (através da Secretaria de Administração Penitenciária e Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), revistas Caros Amigos e Carta Capital, escritório de advocacia Villemor Amaral e dos jornalistas e escritores Esmeralda Ortiz e Luiz Mendes.
Parceiros:
Associação Novolhar e Instituto Tomie Ohtake.

Em parceria com a Associação Novolhar, promovemos um concurso cultural em estabelecimentos prisionais femininos

Em parceria com a Associação Novolhar, o IDDD realizou, durante o ano de 2005, o projeto O Direito do Olhar, concurso cultural que envolveu estabelecimentos prisionais do estado de São Paulo.

Todas as mulheres e meninas mantidas sob custódia naquele ano foram convidadas a participar da iniciativa, podendo escolher a área que mais lhes interessava, entre pintura, fotografia e literatura (poesia e contos). Entre as 680 mulheres inscritas, 120 foram selecionadas em cada uma das três categorias, totalizando 360 participantes.

Em 19 de dezembro de 2005, o projeto premiou 18 participantes, seis em cada categoria, em uma cerimônia realizada no Instituto Tomie Ohtake – na qual as vencedoras puderam estar presentes. Além dos prêmios, elas foram contempladas com cursos profissionalizantes e assinaturas de revistas especializadas por tempo determinado. Ao lado das premiadas, muitas das participantes receberam menção honrosa pelo resultado dos seus trabalhos. Todas as obras, assim como o histórico do projeto, foram reunidos em uma publicação.

O projeto recebeu Moção de Aplauso e Congratulação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e também o Prêmio Betinho de Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo, em 2006. Em julho de 2007, O Direito do Olhar foi selecionado na Edição 2006/2007 do Programa Petrobrás Cultural, na categoria Educação para as Artes: Materiais e Documentação, resultando em um livro, com DVD incluso, publicado em 2009.

Confira a versão digitalizada da publicação aqui.

veja mais projetos

Financiadores

ver todos +